Skip to main content
como-um-software-de-gestao-documental-d79affc9 Como um software de gestão documental eleva a segurança da informação nas empresas - Estec Tecnologia

Como um software de gestão documental eleva a segurança da informação nas empresas

22/07/24

É indiscutível que a segurança da informação é uma prioridade dentro de qualquer organização, e com a crescente digitalização e armazenamento de documentos, proteger informações confidenciais e assegurar sua integridade tornou-se crucial. Para isso é fundamental o emprego de um software de gestão documental com recursos específicos para garantir e aprimorar a segurança da informação.

Mecanismos que um software de gestão documental necessariamente deve dispor para ampliar a segurança da informação:

Senhas e Autenticação:

  • O software de gestão documental permite a criação de senhas fortes para proteger o acesso aos documentos;
  • A autenticação em duas etapas pode ser implementada para adicionar uma camada extra de segurança;

Alteração Periódica de Senha:

  • A política de alteração periódica de senha é uma prática recomendada para evitar o uso prolongado de senhas comprometidas;
  • O software pode enviar lembretes automáticos para que os usuários atualizem suas senhas regularmente;

Controle de Horário de Acesso:

  • Definir o horário de acesso ao software ajuda a evitar acessos não autorizados fora do expediente;
  • Restringir o horário de acesso, por exemplo, apenas durante o horário comercial;

Controle de Acesso e Perfis de Usuário:

  • O software permite definir perfis de acesso para diferentes usuários. Apenas pessoas autorizadas podem acessar determinados documentos;
  • Os perfis de usuário podem ser configurados com base nas funções e responsabilidades de cada empregado. Por exemplo, um funcionário de RH pode ter acesso a arquivos diferentes daquele de um gerente de projetos;
  • Com o controle de acesso por IP do usuário restringe-se o acesso a partir de locais específicos, aumentando a segurança;

Níveis de Sigilo:

  • Os documentos podem ser classificados com diferentes níveis de sigilo (normal, restrito, sigiloso, confidencial, secreto e ultrassecreto). Isso garante que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a informações sensíveis;

Controle de Versões:

  • O histórico de versões permite rastrear todas as alterações feitas em um documento;
  • Aspecto crucial para auditorias e para evitar a perda acidental de dados;

Trilha de Auditoria:

  • O software registra todas as atividades relacionadas aos documentos, incluindo quem acessou, modificou ou compartilhou um arquivo;
  • A trilha de auditoria permite identificar qualquer comportamento suspeito e rastrear a origem de possíveis violações;

 

Em resumo, um software de gestão documental é essencial, por oferecer muitos recursos para proteger os documentos e sofisticar a segurança da informação nas empresas. O E2DOC da Estec é um software completo de GED/ECM, digitalização, automação de processos e assinatura de documentos - com funcionalidades específicas para segurança da informação, totalmente aderentes à Lei Federal nº 12.527 de 18.11.2011 – Lei de Acesso à Informação, Lei Federal nº 13.709 e 13.853 de 08.07.2019 - LGPD. 

O E2DOC - está em operação em inúmeras organizações e permite digitalizar, armazenar, automatizar e consultar, todos os documentos e processos da empresa como - Vendas, Faturamento, RH, Jurídico, Patrimônio, Engenharia, Contratos, Facilities, entre outros, além de permitir sua integração com os principais ERP's do mercado. Além disso, o E2DOC pode ser utilizado também para assinar propostas, aceites, contratos, projetos, pedidos, folhas de ponto, recibos – uniforme, EPI, férias, protocolos, TRCT, reembolsos de despesas e outros documentos – sem a necessidade de manuseio do documento em papel e com a mesma eficácia probatória de um documento assinado de próprio punho. 

Entre em contato com a ESTEC e descubra como podemos ser o parceiro de tecnologia que fará sua empresa evoluir e aprimorar a segurança da informação nos documentos e processos!

Onde Estamos
  • Av. dos Autonomistas, 896
    Torre Santorini 
    Conjs. 1701 e 1702

  • Vila Yara - Osasco, SP

  • CEP 06020-010

Contatos
  • (11) 3370-9023

  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.